Administração

5 dicas para preservar sua imagem profissional

5 dicas para preservar sua imagem profissional

Algumas atitudes, que parecem ser inofensivas, podem pegar mal no ambiente de trabalho e até mudar a maneira que as pessoas olham para você. Dentro do ambiente profissional, é preciso cuidar com o que faz, o que fala, e também o jeito de se expressar. Por isso, veja algumas dicas para preservar sua imagem profissional no dia a dia de trabalho:

Abaixe ou desligue o celular

Apesar de clichê, essa dica é muito importante, já que muitos profissionais ainda não a seguem. Deixe o seu celular no modo silencioso, e apenas atenda alguma ligação se for algo muito importante, principalmente em reuniões. Se realmente precisar, antes mesmo da reunião avise que talvez tenha de atender a uma chamada. E sim, mesmo que o uso seja permitido na sua empresa, evite utilizar o celular e foque no trabalho.

Não atenda o celular do colega

O celular do seu colega está tocando direto. Você atende ou espera ele chegar? A dúvida é comum, porém o correto é não atender. O celular é um aparelho pessoal e nunca deve ser atendido por outra pessoa, apenas é claro, se o dono pedir formalmente. Para ser um bom colega no trabalho – e na vida pessoal também – coloque-se sempre no lugar do outro, e pergunte a si mesmo “eu gostaria que fizessem isso comigo? Eu gostaria que falassem isso de mim?”.

Cuidado com as redes sociais

Infelizmente, as redes sociais podem atrapalhar a sua imagem no ambiente profissional. Em primeiro lugar, evite sair adicionado todas as pessoas do trabalho. Se você utilizar uma rede social profissional, como o LinkedIn, tudo bem. Porém em outras redes sociais, deixe para adicionar apenas amigos e familiares. Cuidado também com o que posta, o que curte e o que compartilha. Não faça comentários relacionados ao trabalho ou à empresa nas redes sociais, mesmo aqueles considerados como “brincadeira”. Durante o horário de trabalho, evite utilizar as redes sociais. Deixe para acessar no intervalo ou fora da empresa. Não é legal que outras pessoas vejam você curtindo, comentando ou compartilhando coisas enquanto deveria estar trabalhando.

Lembre-se de que você está sendo observado

Muitas vezes, as pessoas acabam se esquecendo de que estão num ambiente profissional e que estão sendo observadas, em todas as suas atitudes. O que você fala, o jeito que se expressa, suas dicas e ideias, e até o que você curte, comenta e compartilha nas redes sociais, assim como já falamos na dica anterior. Cuidado para não cair em contradição! Imagine a seguinte situação: você recusou um convite para uma reunião ou para um almoço, afirmando que tinha outro compromisso, mas acaba compartilhando outras informações nas redes sociais. Quando estiver no trabalho, foque nisso. Não minta, nem faça fofoca, achando que seus colegas ou superiores não vão descobrir. O que você fala sobre outra pessoa, diz muito sobre você. Então, novamente, lembre-se de que você está sempre sendo observado.

Por fim, lembre-se de ser você mesmo, ter educação, ética profissional, e tratar todos com respeito.

Fonte: Prime Cursos

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *