Destaque

5 razões pelas quais o mundo precisa de mineração

Publicidade

Graças a todas as recentes manchetes sobre o declínio nos preços das commodities e as dificuldades resultantes sendo enfrentadas por praticamente todas as empresas envolvidas no setor de mineração, tem havido muita especulação sobre a viabilidade a longo prazo e sustentabilidade da indústria.

Para lançar alguma luz sobre a situação e enfatizar o quão crítica é a indústria de mineração para o nosso estilo de vida, abaixo eu compartilhei minha opinião pessoal sobre a importância da mineração e por que ela permanece por muito, muito tempo:

1 -Se não pode ser cultivado, tem que ser extraído

Precisamos partir de uma declaração básica: o mundo moderno simplesmente não pode funcionar sem mineração ; Os produtos minerais são componentes essenciais para telefones celulares, carros, torres de energia, painéis solares, turbinas eólicas, fertilizantes, máquinas e todos os tipos de construção.

Apenas como exemplo, de acordo com o US Mineral Information Institute , telefones celulares aposentados anualmente nos EUA (cerca de 130 milhões) contêm quase 2.100 toneladas de cobre, 46 toneladas de prata, 3,9 toneladas de ouro, 2 toneladas de paládio, e 0,04 toneladas de platina. Mesmo sabendo que a maioria desses materiais pode ser reciclada, coloca em perspectiva a quantidade de minerais necessária para construir esses dispositivos.

Na realidade, a indústria de mineração é apenas o ponto de partida de uma importante cadeia de valor. De acordo com outro estudo, este pelo World Economic Forum , toda a indústria de mineração e metais movimenta uma economia de 1 trilhão de dólares.

Mineração: Se não pode ser cultivado, tem que ser extraído

Mineração: Se não pode ser cultivado, tem que ser extraído

2 – A indústria de mineração é impulsionada por forças fundamentais

A população, a urbanização e o crescimento da renda exigirão mais edifícios, carros e produtos de consumo, aumentando assim as necessidades de produtos minerados como os blocos de construção desse crescimento.

A urbanização é uma força de crescimento para atividades de mineração

3 – Substitutos minerais são poucos e distantes entre si

Um dos argumentos para um potencial declínio nas atividades de mineração é em torno do uso de substitutos – geralmente um produto mineral ou metálico sendo substituído por outros produtos de outras origens. Vimos certos metais substituídos por fibra de carbono e carvão substituído por gás ou outras fontes de combustível. No entanto, em geral, existem limitações quanto à substituição de metais e minerais. Um estudo de Yale , após a avaliação de vários metais usados ​​em vários produtos de consumo, chegou à conclusão de que “nenhum metal tem um substituto ‘exemplar’ para todos os seus principais usos”, e para alguns deles um substituto para cada um de seus principais usos não existe de todo, ou é inadequado.

A urbanização é uma força de crescimento para atividades de mineração

A urbanização é uma força de crescimento para atividades de mineração


4 – Muitos países precisam de mineração para não apenas prosperar, mas também para sobreviver

A mineração é a base econômica de vários países em desenvolvimento. De acordo com o ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais), pelo menos 70 países são extremamente dependentes da indústria de mineração e a maioria dos países de baixa renda precisa simplesmente sobreviver. Esse mesmo estudo mostra que, em muitos países de renda média-baixa, a mineração responde por 60% a 90% do total do investimento estrangeiro direto!

5 – A mineração já é uma indústria de alta tecnologia e sustentável

As principais empresas de mineração fizeram e continuam a fazer investimentos maciços em tecnologias inovadoras, como sistemas autônomos, IoT (Internet of Things) e tecnologias de sensoriamento, cadeia de fornecimento adaptativa, simulação e uso de drones para gerenciamento ambiental e de produção. Essa revolução silenciosa não apenas proporciona muitos benefícios operacionais, mas também ajuda a atrair novos profissionais que chegam ao mercado e atende a demanda das comunidades locais para que as mineradoras ofereçam uma operação sustentável.

Conclusão

Apesar da recente montanha-russa nos preços das commodities, é improvável que a indústria de mineração perca seu lugar na economia global e, graças à crescente demanda do mundo pelos produtos que a mineração possibilita, aumentará em importância com o passar dos anos.

FONTE: O PETRÓLEO 28 de agosto de 2019

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *